Desde as celebrações de importantes conquistas às expressões de desejos de melhora a alguém enfermo, o ato de presentear alguém (ou a si próprio) com flores está presente em diferentes etapas da nossa vida e pode carregar inúmeros significados. Esta espécie de ritual materializa a expressão de um sentimento e, em muitas culturas, trata-se de uma escolha delicada e sensível, que costuma levar em conta a seleção de espécies específicas para cada evento.
Por esse motivo, floriculturas e lojas especializadas em arranjos florais são, muitas vezes, locais em que a diversidade das espécies é disposta de forma a possibilitar a escolha certa de um arranjo ou buquê de flores. Neste sentido, muitas floriculturas tomam partido de organizações espaciais e elementos de projeto que busquem realçar a beleza natural das flores. Alguns exemplos dessa estratégia são a aplicação de tons mais neutros nas superfícies, em contraste com o colorido das diferentes espécies, e o emprego de expositores inovadores em diálogo com os arranjos.
A série de floriculturas apresentada a seguir apresenta as diferentes abordagens projetuais que estes espaços podem apresentar, abordando desde o conceito espacial geral aos detalhes de estruturas expositoras como forma de dialogar com os arranjos e buquês à venda.